Growler: seu chope preferido onde você quiser

0 Comentario(s)
image

texto: Cilmara Bedaque

fotos: Cilmara Bedaque e divulgação

Há umas semanas atras publiquei a foto de um growler e percebi que poucos sabem o que é isso. Apesar de ser uma coisa bem simples, o nome em inglês assusta e dispara preconceito entre muitos. A droga é que não existe uma boa tradução para o português (aceito sugestões). Mas vamos ao ponto.

O growler é um recipiente em forma de jarra que pode ser feito em cerâmica, vidro ou aço com uma boa tampa vedadora que serve para transportar chope do bar para casa. Normalmente ele tem 2 litros, mas existem growlers de tamanhos variados e formas inusitadas. Sua tampa permite a conservação de seu chope preferido em casa até uma semana na geladeira.

O uso do growler nos Estados Unidos, entre os cervejeiros artesanais está bem difundido. Todo bar ou fábrica de “craft beer” tem seu growler personalizado. Além de poder contar com o conforto e o momento certo de beber seu chope preferido em casa, normalmente os bares fazem um preço melhor quando você vai encher seu growler neles.

Nas minhas pesquisas cheguei ao inventor do growler que foi a Otto Brothers Brewery, no final do século XIX, lá do estado americano de Idaho. Hoje ela tem o nome de Wildlife Brewing. Em Nova Iorque, no começo do século XX, era comum ver meninos circulando com growlers que eram pedidos por seus pais para serem consumidos depois do trabalho.

A limpeza do frasco depende um pouco do que ele é feito, mas é a higiene básica para que você não tenha o gosto de sua cerveja alterado por proliferação de bolores e mofo. Alguns recomendam água e sabão, outros têm medo do uso do sabão porque o enxague pode não ser bem feito. Mas o que todos concordam é que a limpeza tem que ser feita imediatamente apos o consumo. Com bastante água corrente como também devem ser lavados os copos que usamos para beber cerveja.

A dica para encher o growler é evitar a espuma que faz perder o gás e você pagar pelo que não está levando. Existe um acessório, uma espécie de caninho, que coloca a cerveja no fundo e vai preenchendo o growler desta maneira. Mas atenção e cuidado também podem ser praticados nesta hora. Por este motivo muitos preferem o growler de vidro.

Se você for enchê-lo logo pode conserva-lo, depois da boa lavada, cheio de água, mas se for guarda-lo é melhor que esteja seco. Tem gente que gosta de sanitizar com outros produtos e mesmo água quente, mas eu acho isso não necessário.

Nos Estados Unidos o preço de um growler varia de acordo com o que ele é feito. De nove dólares um de cerâmica a cinquenta dólares um de aço escovado. Aqui, como os growlers ainda são importados, acho os preços altos (por volta de noventa reais um de 2 litros), mas é objeto para uso duradouro, a não ser que tu sejas um aloprado que sai quebrando growler por ai. Veja os exemplos nas fotos e, se for prático para você, entre nessa também.

 

 

 

 

 

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>