O Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau terminou com um balanço totalmente positivo. Com um público de quase 35 mil pessoas durante os quatro dias de cervejas, shows e comilança, o festival já se configura como o maior do gênero na América Latina. O concurso do festival premiou dezenas de artesanais nacionais e a lista completa você encontra neste link.
Para o próximo ano, os organizadores pretendem utilizar mais um setor do enorme complexo de pavilhões na Vila Germânia (onde tradicionalmente acontece a Oktober Fest). Os dois setores ocupados neste ano parecem não dar mais conta da quantidade de publico e expositores. Vinte e seis cervejarias artesanais brasileiras ficaram de fora em 2014 por falta de espaço.
A cidade de Blumenau também comemorou o sucesso do encontro: “Foram quatro dias de hotéis lotados, pontos turísticos visitados e muita gente conhecendo Blumenau”, declarou Valmir Zanetti, presidente do Empório Vila Germânia.
Outro mérito do festival foi promover o encontro de produtores e distribuidores de cervejas e insumos, ampliando a rede de contatos e negócios do setor das artesanais. O espírito de colaboração e compartilhamento de receitas e idéias pode ser acompanhado em brassagens públicas (processo de cozimento, filtragem e esterilização do malte) realizadas em cervejarias da região durante o festival.
A primeira brassagem foi feita na fábrica da Bierland em parceria com a argentina Antares para a produção de uma American Pale Ale com guaraná e lúpulos da Patagônia que será lançada durante a Copa do Mundo, em junho.
A segunda brassagem ocorreu na Das Bier, uma colaboração entre as cervejarias Bodebrown e Morada (duas das prediletas das Lupulinas) que produziram uma breja típica da Colônia, a Roggen Kölsch, uma mistura de lager e ale.
Após o término do Festival, a Schornstein também fez uma brassagem para convidados, junto com cervejeiros da Associação Italiana de Degustadores de Cerveja e da cervejaria italiana BQem: uma quadruppel que será envelhecida em barris de carvalho americano.
Por fim, mas não menos importante, pela primeira vez em sua história o Festival Brasileiro da Cerveja distribuiu o prêmio Randy Mosher, designer americano e responsável pela criação do famoso urso da Colorado, que estava presente no júri que escolheu os melhores rótulos. Nós, Lupulinas, aplaudimos a iniciativa pois somos grandes entusiastas e colecionadoras de estampas. Eis os vencedores:
Categoria Principal
1º Lugar: Double Viena
Cervejaria: Morada Cia. Etílica
Agéncia D-Lab
2º Lugar: Grand Cru
Cervejaria: DUM Cervejaria
Agência: D-Lab
Direção criativa: Daniel Mazer e Henrique Borges
Designers: Diego Martins e Makson Serpa
3º Lugar: Brotas Beer Weissbier
Cervejaria: Brotas Beer Indústria de Bebidas.
Designer Responsável: Renato Scatolin
Categoria Rótulos de Bandas
1º Lugar: João Gordo Heffeweizen
Cervejaria: Dortmund
2º Lugar: God Save The Queen
Cervejaria: Cervejaria Küd
Designer Responsável: Fábio Guimarães – FCG Design
3º Lugar: Matanza
Cervejaria: Dortmund
Designer Responsável: Matanza
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