Beber é uma delícia, mas vamos ler sobre cerveja?

0 Comentario(s)
10131182

Quando enveredamos por um novo ramo do conhecimento percebemos existir um mundo para descobrirmos. Em relação às bebidas esta é uma verdade incontestável. Existe um livro mais que interessante que é o “História do Mundo em Seis Copos”, escrito por Tom Standage – editor de tecnologia da revista The Economist – que explica a importância do vinho, chá, café, cerveja, destilados e até Coca-Cola, mostrando o papel que cada uma dessas bebidas exerceu em diversas épocas e civilizações.

Beber cerveja é uma delícia para muitos, mas que tal ler e aprender um pouco sobre o assunto? O Lupulinas fez uma seleção de livros que estão no mercado e só valorizam o ato atlético de levantar o copo. É uma bibliografia feita somente com livros em língua portuguesa (brasileira) e não está listada de forma classificatória. Escolha para ler de acordo com seu nível de conhecimento e interesse.

Guia Ilustrado Zahar de Cerveja
Michael Jackson
Editora Zahar
288 páginas
Não espere música e dança ;) Este Michael Jackson é jornalista e um dos maiores pesquisadores da cultura cervejeira em todo o mundo. É conhecido no meio como Beer Hunter (Caçador de Cerveja) e catalogou toda a produção dos Estados Unidos e Bélgica influenciando várias regiões produtoras em todo o mundo. Um clássico que explica os estilos, a história e a produção da cerveja.

Larousse da Cerveja
Ronaldo Morado
Editora Larousse
360 páginas
Este livro é ideal para iniciantes aprenderem a história, os estilos, o processo de produção e a cultura de todos os países que produzem cerveja. Além disso, traz um guia de cervejarias, bares e curiosidades que tornam sua leitura leve e divertida.

O Livro da Cerveja
Tim Hampson
Editora Globo
352 páginas
Escrito por uma equipe de especialistas e organizado pelo inglês Tim Hampson, este livro cataloga mais de 800 cervejarias em todo o mundo com mapas, fotos, sugestões de roteiros e glossário. É outro clássico para os caçadores de boas cervejas.

Atlas Mundial da Cerveja
Stephen Beaumont e Tim Webb
Editora Nova Fronteira
256 páginas
Mais recente que os anteriores citados nesta lista, o Atlas pretende ser um guia definitivo sobre a cultura cervejeira. Traz informações da tradicional cerveja trapista belga à vietnamita bia hoì sem preconceitos. No total fala de mais de 500 cervejas espalhadas por 30 países. Avalia também o crescente mercado artesanal brasileiro com degustações feitas pelos autores que são figuras respeitadas no meio e que transitam pelo mundo tradicional e experimental da cerveja.

Brasil Beer – o Guia de Cervejas Brasileiras
Hélcio Drumond e Henrique Oliveira
Editora Gutenberg
304 páginas
Em recente segunda edição aumentada e revista, este guia é uma mão na roda para quem gosta de fazer turismo cervejeiro. O livro lista por este Brasil afora mais de 700 cervejas, 160 cervejarias e dezenas e dezenas de cidades interessantes, com amplos roteiros, serviços de hospedagem, táxi, bares e tudo o mais necessário para este tour. Além de contar história das micro-cervejarias, ele oferece roteiros nas regiões produtoras mais interessantes do Brasil. Lá você encontra passeios incríveis na serra gaúcha ou catarinense, roteiro do Rio de Janeiro a Minas Gerais e inúmeras curiosidades e utilidades para estas viagens. Indispensável para quem quer viajar pelo nosso país e, na parada, saborear uma artesanal local.

Cerveja Para Leigos
Marty Nachel e Steve Ettlinger
Editora Alta Books
376 páginas
Tradução do original “Beer for Dummies”, este livro atende às expectativas tanto de um iniciante como de um conhecedor da cultura cervejeira. Dividido em cinco partes, o livro fala sobre os ingredientes e o processo de fabricação; os estilos; um guia sobre como servir e degustar; receitas que usam a cerveja como ingrediente e por fim dá alguns rudimentos para que o apreciador fabrique sua própria birrinha.

1001 cervejas para beber antes de morrer
Organizado por Adrian Tierney-Jones
Editora Sextante
960 páginas
Da famosa série “1001” este tijolo de conhecimento da cultura cervejeira tem um único inconveniente: graças a seu peso é impossível sair com ele por ai bebendo e estudando cerveja. Escrito por uma equipe de 40 especialistas, este guia é o mais completo catalogo de cervejas produzidas em todo o mundo. Edição caprichada, como todas desta série, traz fotos de todos os rótulos experimentados e informações completas sobre a degustação de cada cerveja. Imprescindível se você quiser ter uma biblioteca cervejeira.

O Catecismo da Cerveja
Conrad Seidl
Editora Senac/São Paulo
385 páginas
Este nome religioso veio por conta do pesquisador austríaco Conrad Seidl considerado o “papa da cerveja”. Um dos mais antigos livros sobre o assunto ele ensina, de maneira clara, os principais conceitos sobre a cerveja e o comportamento e costumes dos povos que a produzem. Indicado para iniciantes.

Cerveja e filosofia
Steven D. Hales
Editora Tinta Negra
287 páginas
Neste livro, com apresentação de Cilene Saorin, uma das mulheres que mais conhecem o assunto no Brasil, saímos do lance de guias e adentramos uma discussão ampla sobre a cultura cervejeira. Organizado pelo norte-americano PhD em filosofia Steven D. Hales e escrito por vários especialistas, neste livro é analisada a importância da cerveja na sociedade e porque ela é considerada a bebida que mais aproxima as pessoas e os povos. É um livro que não indica. Reflete.

A Mesa do Mestre Cervejeiro
Garrett Oliver
Editora Senac/São Paulo
548 paginas
Este é um livro para quem gosta de experimentar combinações entre cerveja e comida. Escrito pelo mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, neste livro você aprende sobre a feitura de uma artesanal, sua história, estilos e sua versatilidade para acompanhar os mais diversos pratos da gastronomia mundial. Imprescindível para quem gosta de cozinhar e experimentar.

texto: Cilmara Bedaque

fotos: divulgação

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>